Dias de Notícias

Notícias escritas e assinadas por mim, Marcelo Dias, a partir de 1998.

quinta-feira, setembro 10, 1998

Metrô sob o Dona Marta

Trajeto da linha que levará à Barra é modificado para evitar o Maciço da Tijuca

RIO (Extra) - Em vez do Maciço da Tijuca, o metrô vai atravessar o Morro Dona Marta, em Botafogo, para chegar até a sua próxima parada: a Barra da Tijuca. Com a mudança, o leilão de construção e concessão da Linha 4 (Jardim-Oceânico-São Conrado-Gávea), avaliada em R$ 485 milhões, foi adiado do próximo dia 23 para 29 de outubro.

Segundo o presidente do Metrô, Álvaro Santos, as obras que levarão os trens através de uma nova linha entre Flamengo e Gávea começam em dezembro.

- A opção era ampliar a Linha 1 a partir da Tijuca, mas fazer obras no Maciço é muito mais complicado. Por isso, optamos pela ligação a partir do Flamengo - disse.

A nova ligação terá 6,6 Kms e três estações: Dona Marta, Humaitá e Jardim Botânico. Ela se conectará à futura Linha 4. Assim como acontece no Estácio, a estação da Gávea, em frente ao Jockey, será de transferência de passageiros para a Linha 4.

A nova rota para alcançar a Barra é 1,4 quilômetro mais longa do que a originalmente prevista, que estenderia a Linha 1 da Praça Saens Peña até o Jockey. Em compensação, as escavadeiras só terão pela frente o Morro Dona Marta, mais fácil de ser perfurado.

Além do mais, a obra levará apenas 30 meses - 15 a menos do que vindo pela Tijuca. Já os 10 quilômetros da Linha 4 estarão prontos em 40 meses.

O projeto todo está orçado pelos técnicos em R$ 880 milhões.

PRÓXIMAS PARADAS

LINHA 1 (RUA SIQUEIRA CAMPOS): avaliado em R$ 170 milhões, o projeto será executado quando a verba for liberada pelo BNDES. Cerca de 45 mil pessoas viajarão diariamente entre os 765 metros que separam a futura estação da Praça Cardeal Arcoverde. Prazo da obra: 30 meses.

LINHA 2 (ESTÁCIO-PRAÇA DA CRUZ VERMELHA-CARIOCA): os três quilômetros de extensão que ligarão o Estácio à Carioca vão custar R$ 360 milhões. A verba virá do BNDES e a obra deve durar 36 meses. Estima-se que o fluxo diário de passageiros da Linha 2 aumentará em 150 mil pessoas em 2003.

LINHA 3 (PRAÇA ARARIBÓIA-VISCONDE DE ITABORAÍ): a previsão é que 300 mil passageiros utilizem diariamente a linha do outro lado da Baía da Guanabara. O estudo de viabilidade econômica deve ficar pronto em um ano. Serão 23 quilômetros entre a estação das barcas de Niterói e Visconde de Itaboraí. A obra deve começar até o ano 2000, ficando pronta em 2003. Em 2005, um túnel submarino de 3,8 quilômetros ligará Niterói ao Rio, na Carioca, aumentando para 500 mil o número de usuários da linha. Essa ligação irá se fundir à Linha 2. O projeto todo custará em torno de R$ 1 bilhão.

Especialistas aprovam projeto

Para os especialistas, o custo-benefício da ligação entre Flamengo e Gávea será muito maior. Segundo o engenheiro Fernando Mac Dowell, que elaborou o traçado original do metrô nos anos 70, metade dos carros que se dirigem à Barra vem do Centro e da Zona Sul.

- A Tijuca tem uma participação muito pequena no tráfego de veículos que segue para a Barra. A linha Flamengo-Gávea é a que atende a mais pessoas, muito mais do que na ligação que partiria da Tijuca. Além disso, desafoga em 10% o tráfego nas ruas do Centro e da Zona Sul - explica.

O engenheiro também lembra que a atual estação do Flamengo recebe muito menos gente do que a da Tijuca, adaptando-se bem à função de se transformar em ponto de conexão entre a Linha 1 e o trecho rumo à Gávea. A partir de 2003, passarão por ali mais 106 mil passageiros por dia.

- A estação do Flamengo é perfeita para isso. Sem falar que as novas estações atenderão mais gente, pulverizando a demanda e resolvendo os problemas de superfície - conta. - A área entre Flamengo e Gávea é densamente povoada e terá muito mais benefícios do que a Tijuca. Prova disso é que terá cinco estações - completa Ronaldo Balassiano, da Coppe/UFRJ, com doutorado na Inglaterra.