Dias de Notícias

Notícias escritas e assinadas por mim, Marcelo Dias, a partir de 1998.

terça-feira, junho 30, 1998

Brincadeira com arma vira tragédia

Dois rapazes brincavam de roleta russa quando o revólver disparou por acidente nas mãos de um deles e matou o funkeiro Denerval

RIO (Extra) Uma brincadeira que acabou em tragédia. Denerval da Silva Ferreira, de 20 anos, morreu domingo à tarde depois de ser baleado no queixo pelo amigo C.E.L.M., de 17, durante um jogo de roleta russa. No depoimento que prestou ao delegado Amadeu Miranda Filho, na 21ª DP (Bonsucesso), C. disse que o revólver calibre 38 disparou quando Denerval tentou retomar a arma.

C. chegou à casa de Denerval por volta das 14h para lhe entregar um par de tênis. Os dois moravam na Favela de Ramos e, à noite, iriam a um baile funk. O garoto viu o amigo girando o tambor do revólver e disparando em falso no pé da irmã Elisângela. Denerval, então, o convidou para participar da brincadeira, entregando-lhe a arma. C. contou que, no momento em que ia atirar contra a parede do quarto onde estavam, Denerval pegou a pistola, colocando-se na linha de tiro.

- Apesar de ele ter se enrolado no depoimento, parece que foi mesmo um acidente. As famílias dos dois disseram que eles eram muito amigos - contou o delegado, descartando a hipótese de assassinato.

Nas ruas da favela, várias paredes contêm pichações lamentando a morte de Denerval, conhecido entre vizinhos e amigos como Van Damme (sobrenome do ator Jean-Claude Van Damme, famoso em filmes de ação). "Van Damme, você se foi mais ficou muitas saudades", dizia uma delas.

- Ele era um rapaz direito, alegre e brincalhão. Ouvi os gritos na hora e pensei que uma bomba de festa junina tivesse arrancado seus dedos - disse avizinha Jani da Costa.

O delegado Amadeu Filho explicou que a polícia investigará a procedência da arma. De acordo com o irmão de Denerval, Paulo Benício, a família não sabia da existência do revólver. No depoimento, C. disse que Denerval recebeu o revólver de um colega na noite de sexta-feira. O menor foi encaminhado para o Instituto Padre Severino, na Ilha.